3

Para Pensar !!!

A Favor de Gente Não Transparente !!!

Uma coisa que me incomoda hoje em dia é o excesso de sinceridade das pessoas. È um tal de jogar na cara, de falar o que se pensa sem ser questionado...Deus me livre ! E o mais agravante: as palavras são ditas sem que ninguém se dê o trabalho de se colocar no lugar do outro. ( Ei, eu precisava ouvir isso agora?). Não importa. A necessidade de DIZER calou o bom senso.

Penso sobre isso e me pergunto: onde está a gentileza e a boa educação? Para quê tanta falta de noção (consigo mesmo e com os outros)? Será que a tecnologia, com seus blogs, twitters (facebooks) e tudo mais, nos deixaram livres demais  e esquecemos nossos filtros internos na vida real? Será que nos tornamos tão individualistas que perdemos o fio da meada? Isso me deixa confusa, confesso. Nossas pequenas necessidades não deveriam ser mais importantes que o outro. Morro de medo de me perder nisso e me questino  diariamente: será que estou me tornando uma pessoa para a qual eu escreveria esse texto?

È,turma. Ser gentil nos dias de hoje se tornou um exercício. Saber a hora certa de falar (ou de calar) também. Está afim de dizer abobrinhas? Vai pra terapia, tem gente (boa) especializada nisso. Está a fim de descarregar suas frustações? Vai pra uma aula de boxe, dá uma corrida, abraça uma árvore.. Mas, por favor, não diga em nome da pobre-coitada da sinceridade, verdades que só irão piorar o seu dia ( ou o do outro)

Será que antigamente era assim? Nossas avós e bisavós diziam tudo o que pensavam e ainda se orgulhavam disso??? Pelo que eu me lembre, não. Mas posso estar enganada. As mulheres da minha família têm muito jogo de cintura e sempre souberam a hora certa de NÃO dizer. Porque - vamos combinar! - o que não dizemos, ás vezes, é muito mais importante do que aquilo que foi dito. Será que ninguém se lembra daquelas conversas que, quando crianças, tínhamos com os adultos e eles nos ensinavam que, se não temos nada de bom a acrescentar, deveríamos ficar quietas? Escrevo isso e me lembro daquela famosa frase que sempre surge nos horóscopos e conselhos dos mais sábios : ''a palavra é de prata, mais o silêncio é de ouro''

Então tá. Se fosse fácil, não estaríamos vivendo essa crise de sinceridade mundial. Existe uma linha tênua aí. Nós adoramos falar e mostrar nossas opiniões. Expressar- se é uma das melhores coisas do mundo ( estou aqui - escrevendo - para provar). Mas quando isso prejudica ou magoa o outro, então é melhor pensar duas vezes, concordam? ''A verdade salva!'', alguém gritou! Sim, em alguns casos, salva. Mas em outros, pode dar uma confusão danada. Ou gerar sentimentos que poderiam ficar fora do roteiro.

Quer exemplos pra ilustrar ? Uma amiga está fazendo dieta a duras penas e ouviu, da professora de inglês, que parece estar mais gorda do que há um mês atrás. PRECISAVA? Mais: um rapaz saiu, após seu divórcio, com minha vizinha, e falou durante todo o primeiro encontro sobre como  a ex-exposa era maluca e atiravam objetos um no outro. SENSATO? ......

Nesses casos, o que salva ? A verdade ou o silêncio?

Aí vem algum boçal e me diz: a verdade dói, meu bem . Eu concordo. A verdade doí SIM e, por isso mesmo, deve ser dita com muito jeito. Entende? Eu não compreendo que moda é essa de dizer tudo o que se passa pela cabeça. Cadê o filtro, gente? Pra que tanta verdade? Ou melhor: por que essa necessidade de ser tão transparente? È alguma culpa católica? As pessoas, em nome da verdade, vão ser absolvidas por serem más e egoístas? Por magoarem o outro? Eu vou falar uma coisa que guardo a sete-chaves: eu sempre desconfio de gente que se diz transparente. Dá para confiar em alguém assim? Pra começar, quem se diz transparente, mente. Todo mundo têm seus sagrados. Seus segredos. Seus mistérios. E é bom que eles sejam preservados. Por isso preserve-se, preserve - os. E saiba a hora certa de se calar porque - convenhamos - a gente tem dois ouvidos e uma só boca não é à toa.


FERNANDA MELLO .



Meninas, o post ficou enorme !
 Mais quando vi esse texto eu me senti na obrigação de compartilhar ele com vocês !!! Tenho visto muita gente que eu AMO se magoar,  por ler ou ouvir coisas que as pessoas andam dizendo sem pensar !!!
 Às vezes um comentário infeliz  - não sei , as vezes pode ser de propósito também !!!( prefiro não acreditar nisso) E juro, eu não consigo entender ??!!!

Então fica a minha dica de hoje: -  vamos pensar muito antes de falar !!


*** Créditos: fernandacmello.blogspot.com

3 comentários:

Laura Costa disse... [Responder o Comentário]

Infelizmente quem realmente precisava ler este texto não vai ler.... ou até vai ler mais de nada irá servir....
To vendo muita gente cuspir palavras sem ao menos pensar por 1 segundo se quer os efeitos que estas palavras irão surtir.... que pena....
mais a nossa parte já está sendo feito.....

Pô galera.... vamos parar de brincar com as palavras.... parar de brincar com os sentimentos.... isso tudo dói..... para de se achar o pavão com as penas mais coloridas e querer sempre humilhar os outros.....
Presta atenção.... ninguém é melhor que ninguém em nenhuma circunstância.... então acorda e vê que no fim tudo acaba igual......

Ui desabafei.....
Ótimo post....
Beijosss

Unknown disse... [Responder o Comentário]

texto maravilhoso....isso deveria entrra na cabeça da spessoas...ma sinfelizmente.....

Como dizem as Blogueiras....FICA A DICA!!!!!
Qm for inteligente o suficiente ...vai parar pra pensar...até mesmo nós....
valei pelo post Gabi!!!!

Vou copiar uma sfrases por meu face...hehe

Bjsss

F.Paiva disse... [Responder o Comentário]

pois eh ..pensar antes de falar...isso evitaria tantos problemas no mundo...tem gente que nao mede os danos causados pela palavra...o pior eh qnd mentem...inventam...
Ameii o texto...se pudesse eu enviava para uma pessoa mas sei q ela nao vai conseguir entender nada...
um beijao e parabens pelo blog ga esta otimo

Postar um comentário